terça-feira, 31 de março de 2015

Gentileza no Trabalho em Aracaju/SE - UNIP.




GENTILEZA EM ARACAJU/SE

Meu dia começou de uma forma muito especial, quando vi essas fotos no facebook logo cedo. 
São todos alunos do 7o. período de Administração da UNIP em Aracaju/SE discutindo em aula o meu livro "Gentileza no Trabalho".

Essa iniciativa partiu da Prof. Helena Maria Braz que, não medindo esforços, ilustra suas aulas com temas estratégicos e importantes ao futuro profissional de ADM.

Prof. Helena e seus alunos, as lágrimas foram inevitáveis. Obrigado por me proporcionarem tamanha emoção logo cedo.

Fiquem com Deus!


Sr. Gentileza

quinta-feira, 19 de março de 2015

APELO URGENTE!!


ESSE É UM APELO!!!
Meus amigos, não quero discutir política, partidos, nomes, nada disso... só apelo para que não cometamos os mesmos erros de sempre como estimular os nossos filhos à "esperteza", a furarem filas, a não devolver o troco recebido a mais, etc...
MUDEMOS NOSSO COMPORTAMENTO E ATITUDES!
Gentileza é uma questão de urgência e deve começar em casa.
Desculpem o desabafo...
Abraços,
Sr. Gentileza

Fé em Deus para a vida ser boa e tranquila.


Alguém duvida disso? 

Dedique-se ao trabalho e não tenha medo de se cansar. 
Deus ajuda quem cedo madruga...

Abraços,

Sr. Gentileza

quarta-feira, 18 de março de 2015

NA VIDA TUDO É QUESTÃO DE JEITO!


Um abraço para todos vocês que acreditam que no final tudo sempre dá certo. Se alguém não acredita, sinta-se mais abraçado ainda.

Estamos juntos!

Sr. Gentileza

terça-feira, 17 de março de 2015

O Poder da Oratória Gentil - Sr. Gentileza.

Comunicar-se é o ato de transmitir uma mensagem e um processo que envolve um emissor e um destinatário. Para muitas pessoas, acaba-se tornando um suplício se expor em público e se apresentar por vários motivos.
Num elenco de dificuldades, a timidez é a principal delas, especialmente quando é aliada à falta de domínio do assunto (provocando insegurança), receio do que os outros vão pensar a respeito da sua postura ou voz, ordenamento didático dos tópicos e, simplesmente, a falta de experiência em se expor ou usar o microfone.
Os jovens hoje precisam estar dispostos a fazer apresentações em público, pois essa é uma das habilidades que as empresas valorizam. A comunicação verbal é fundamental para defender ideias em reuniões, fazer negociações e, muitas vezes, acontecem presencialmente. Apesar da tecnologia facilitar o contato com pessoas de outras áreas e até países, podendo realizar conferências pelo Skype, nosso mercado é bastante acolhedor e o calor humano é privilegiado na hora de fazer comunicados importantes.
A oratória é uma prática antiga, de tempos remotos, onde as pessoas já tinham a necessidade de se apresentar, mesmo que pensamentos e ideias. Jesus foi um orador nato e suas palavras comoviam e envolviam a todos que as escutavam. O diferencial nos seus discursos era a aplicação de valores humanos e eram carregados de leveza, clareza e segurança.
A gentileza, por não caminhar sozinha, é cheia desses valores como a solidariedade, paciência, respeito, confiança e amor. Por isso a associamos à prática da oratória, mesmo porque, quem pretende defender ideias e ter argumentos de convencimento, precisa cativar os ouvintes e ser carismático o suficiente.
Muitos profissionais percebem que suas apresentações são eficientes quando têm um feedback positivo, em especial quando são elogiados pelo seu carisma. Depoimentos como “suas palavras são suaves” e “seu sorriso é contagiante” – motivam a continuar se expondo vencendo a timidez e estimulando a oratória.
O medo de falar em público é normal e natural, principalmente para profissionais que ainda não têm tanta experiência nessa atividade. O ‘frio na barriga’ serve de alerta para o que está vindo logo em seguida, ou seja, é um ‘aviso amigo’ que o orador/palestrante deve se preparar para fortes emoções.
A atriz Fernanda Montenegro disse em entrevista que até hoje sente “frio na barriga” e fica muito nervosa antes de entrar em cena no teatro. Porém considera “fundamental esse nervosismo pré apresentação” pois significa que “algo grandioso acontecerá em minutos”.
É possível que os jovens executivos desenvolvam essa habilidade de falar em público e um dos desafios é chamar a atenção das pessoas. O medo, como disse, é natural, mas devem se concentrar no assunto a ser exposto, olhar a plateia e saber que estão ali porque confiam na pessoa (isso é sinal de prestígio). Além disso, os valores como simpatia, carisma e confiança podem ser trabalhados através de dinâmicas e técnicas apresentadas em treinamentos especializados.
Nossa empresa é especializada em Gentileza Corporativa e oferecemos programas que auxiliam na prática de apresentações e relações humanas. Temos obtido ótimos resultados nos workshops “Gentileza no Relacionamento Interpessoal” e “O Poder da Oratória Gentil”, ambos ministrados por mim e pela consultora especializada em Oratória -  Van Marchetti * (idealizadora do programa de Comunicação Gentil).
Além de aprenderem o significado da Gentileza no ambiente profissional, se capacitam em praticá-la de forma que suavize o clima organizacional, melhor as relações e alavanque os resultados. Ser gentil é uma questão de hábito da mesma forma que fazer apresentações em público.
De uma forma bem atraente, propomos o autoconhecimento e aplicamos técnicas que realmente funcionam no dia a dia. Por exemplo, as pessoas podem adotar algumas estratégias como falar na frente do espelho, respirar corretamente, simular apresentações (em casa mesmo) em voz alta, além de sugerirmos que cheguem com antecedência no local para testar os equipamentos, se ambientar com o espaço (auditório ou sala) e treinar algumas falas.
Simulamos todas essas situações e ainda gravamos em vídeo para que possam assistir depois. É incrível ver a evolução dos participantes. Geralmente têm muita dificuldade no início, mas no final já estão com boa desenvoltura e confiança.
Os jovens estão sempre conectados ao mundo virtual e têm bons relacionamentos nas redes sociais, não priorizando o ‘olho no olho’ ou ‘face to face’, dificultando o contato direto. Mais uma vez enfatizo que a timidez é normal e natural, mas através de técnicas bem aplicadas, minimizam a ansiedade e o receio de falar para outras pessoas (mesmo que a quantidade seja pequena).

A segurança é adquirida com o tempo e o principal caminho para ela é dominar o assunto que será apresentado (estar por dentro do tema pois poderá ser questionado pelo público) e ter coragem. Ser corajoso não significa a ausência do medo, e sim, mesmo com timidez e receio, é estar confiante de que fará um belo discurso. As palavras têm poder, têm força e são capazes de explicitar quem realmente é o orador. Podemos falar o que sentimos e exprimir nossa personalidade. Quando praticamos o que apresentamos, convencemos muito mais e, se nosso discurso for baseado em valores humanos, envolvemos a todos ao ponto de não quererem parar de nos ouvir. 

Luiz Gabriel Tiago - Sr. Gentileza

* Van Marchetti é a idealizadora do programa "O Poder da Oratória Gentil" e especialista em comunicação, oratória e Diretora da Attitude Plan Consultoria. 

Aplica o workshop de Oratória Gentil em parceria com a Sr. Gentileza Educação Corporativa com propriedade e expertise únicas, aliando a comunicação assertiva à prática da Gentileza na oratória.

Contatos: assessoria@srgentileza.com.br

Trabalhe com amor no coração!


Que todos prosperem, produzam e trabalhem com muito amor no coração.
Beijos,
Sr. Gentileza

quarta-feira, 11 de março de 2015

domingo, 8 de março de 2015

Felizes sejam todos os dias das MULHERES!

A mulher existe para paparicar e ser paparicada.

Nasceu para cuidar de homens, crianças, pais, filhos, amigos e outras mulheres também.

Dedica sua vida ao plantio de sementes de amor, de proteção e não medem esforços para que todos estejam bem. Essa é a essência feminina, zelar, proteger, garantir que todos ao seu redor estejam amparados, seguros, aquecidos, alimentados, limpos e saudáveis.

Mulher mãe, filha, menina, irmã, prima, avó, amiga, madrinha, companheira, parceira e líder.

Seja em casa ou no trabalho, a mulher é multifuncional, eficaz, sagaz, audaciosa e otimista.

São elas, as mulheres, que carregam dentro de si o que nossa sociedade e o mundo mais precisam: a gentileza. Porque ser gentil é com elas. Gentileza é um predicado, não exclusivo, mas essencialmente feminino.

Feliz dia da mulher. Felizes sejam todos os dias do ano.


Sr. Gentileza

sexta-feira, 6 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher - 08 de março.


A mulher de hoje, esposa, mãe, amiga e profissional exigem respeito e fazem valer por sua dignidade. Não admitem (pelo menos as que eu conheço) que os parceiros – seja em casa ou no trabalho – as humilhem ou as maltratem.


Abraços,

Sr. Gentileza

quarta-feira, 4 de março de 2015

Andar com fé eu vou...


Ainda bem que eu acredito em Deus. Ele é Gentileza pura na minha vida.
Agradeço todos os dias por estar respirando, enxergando e ouvindo. Além disso, tenho saúde e o amor das minhas filhas. O que mais posso desejar?

Abraços,

Sr Gentileza

Namoro no trabalho pode?

Como evitar algo que não é planejado? É muito subjetivo e vago dizer a alguém que não pode se apaixonar por outra pessoa, mesmo que seja no ambiente profissional. Algumas coisas na vida são inevitáveis e essa é uma delas. Caso isso aconteça, deve-se levar em conta a postura e o comportamento a partir daí. Trocar carícias, beijos e gestos íntimos podem comprometer o profissionalismo, em especial se “agredir” outras pessoas ao redor. Usar o bom senso e a coerência são os melhores remédios nessas situações.
As empresas não podem proibir o namoro (Não!!!) entre seus funcionários, mas muitas (informalmente) coíbem, pois consideram o relacionamento íntimo prejudicial ao cumprimento das tarefas e resultados.
De qualquer forma, não podem incluir a proibição nas normas internas de conduta atingindo assim a intimidade do seu colaborador e sua vida pessoal. Inclusive, podem ser processadas por danos morais caso a proibição seja considerada um ato discriminatório ou ferir o direito à intimidade.
No caso de rompimentos, basta saber administrá-los sem envolver diretamente outras pessoas do ambiente profissional. Muitas vezes agimos de forma passional e não raciocinamos direito. Pensar que o fim de um relacionamento seja o “fim do mundo” é normal, em especial para aqueles que não esperavam passar por isso. De qualquer forma, não é nada saudável criar situações de constrangimento em público ou “DR´s” (discussões de relacionamento) na hora da produção.
Caso seja impossível não ter que se relacionar com o/a “ex” durante o expediente, busque motivos profissionais para manter a harmonia e uma convivência pacífica. Agora, se o relacionamento amoroso aconteceu entre um líder e um liderado, este primeiro deve saber separar o joio do trigo e não se autoinduzir a cobrar o que não deveria ou transferir mais responsabilidades por questões pessoais.

Quem ama, liberta e liberta-se. Eu tenho o hábito de amar!

Abraços,

Sr. Gentileza
fb.com/sr.gentileza