quarta-feira, 4 de março de 2015

Namoro no trabalho pode?

Como evitar algo que não é planejado? É muito subjetivo e vago dizer a alguém que não pode se apaixonar por outra pessoa, mesmo que seja no ambiente profissional. Algumas coisas na vida são inevitáveis e essa é uma delas. Caso isso aconteça, deve-se levar em conta a postura e o comportamento a partir daí. Trocar carícias, beijos e gestos íntimos podem comprometer o profissionalismo, em especial se “agredir” outras pessoas ao redor. Usar o bom senso e a coerência são os melhores remédios nessas situações.
As empresas não podem proibir o namoro (Não!!!) entre seus funcionários, mas muitas (informalmente) coíbem, pois consideram o relacionamento íntimo prejudicial ao cumprimento das tarefas e resultados.
De qualquer forma, não podem incluir a proibição nas normas internas de conduta atingindo assim a intimidade do seu colaborador e sua vida pessoal. Inclusive, podem ser processadas por danos morais caso a proibição seja considerada um ato discriminatório ou ferir o direito à intimidade.
No caso de rompimentos, basta saber administrá-los sem envolver diretamente outras pessoas do ambiente profissional. Muitas vezes agimos de forma passional e não raciocinamos direito. Pensar que o fim de um relacionamento seja o “fim do mundo” é normal, em especial para aqueles que não esperavam passar por isso. De qualquer forma, não é nada saudável criar situações de constrangimento em público ou “DR´s” (discussões de relacionamento) na hora da produção.
Caso seja impossível não ter que se relacionar com o/a “ex” durante o expediente, busque motivos profissionais para manter a harmonia e uma convivência pacífica. Agora, se o relacionamento amoroso aconteceu entre um líder e um liderado, este primeiro deve saber separar o joio do trigo e não se autoinduzir a cobrar o que não deveria ou transferir mais responsabilidades por questões pessoais.

Quem ama, liberta e liberta-se. Eu tenho o hábito de amar!

Abraços,

Sr. Gentileza
fb.com/sr.gentileza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a) ao Blog do Sr. Gentileza - 06 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.