domingo, 31 de março de 2013

Excelentes Dicas de Etiqueta no Trabalho * Por Marina Morena Tiago.






Ser educado é fundamental para o nosso dia-a-dia, e não faz mal a ninguém. As regras no meio corporativo ajudam a favorecer um clima saudável e respeitoso no trabalho, com gentileza e educação, você favorece a saúde das relações profissionais. 




Como Falar 
Brincadeiras podem ser saudáveis, mas tudo tem hora. Não tire a concentração de um colega, por melhor que seja a piada. Mesmo que o clima seja de descontração, o ambiente profissional exige muita seriedade na maior parte do tempo. Deixe os palavrões e gírias sempre de fora. Nenhuma intimidade ou amizade permitem um vocabulário desrespeitoso. 

Horário 
Seja pontual. Chegue e vá embora na hora certa. Atrasos atrapalham a sua produção e provavelmente vão atrapalhar a empresa inteira. Chegar cedo demais ou sair tarde demais também podem ser vistos como hora extra não autorizada. 

Higiene 
Tanto a higiene pessoal quanto a do local de trabalho são importantíssimas. Jogar lixo no lixo, não derrubar café na mesa (se derrubar, limpar na hora), não comer à mesa, manter o banheiro do jeito que você encontrou, são atitudes simples que mantém o ambiente limpo e mais harmonioso. Banho tomado, desodorante, dentes escovados e roupas limpas também são fundamentais. Ninguém gosta de trabalhar ao lado de um fedido. E se o seu emprego envolve atendimento a clientes é ainda mais importante: barba feita, cabelo penteado, maquiagem. Nós não podemos nos influenciar pela aparência de um cliente, mas o cliente certamente vai reparar na nossa. 

Patrimônio 
Tome o maior cuidado possível com o patrimônio da empresa. Além de ter que pagar pelos danos, você pode ficar com a fama de desastrado ou desleixado. Cuidado para não esbarrar em plantas, móveis, máquinas. Um pequeno acidente pode causar um grande prejuízo. Se não sabe como operar algum aparelho, pergunte. Perguntar e aprender não são nenhum pecado, e evita um desconforto maior. 

Internet 
Deixe para cuidar de sua vida pessoal em casa ou em intervalos como o horário de almoço. Não deixe que assuntos particulares interfiram na produção do seu trabalho. 

Telefone 
Não interrompa um colega ao telefone. E caso você entre em uma sala e um colega esteja ao telefone, deixe-o sozinho e volte mais tarde. Ele pode precisar de concentração e privacidade.
 
Sr. Gentileza Educação Corporativa - SGEC
A única Consultoria em Treinamentos especializada em Gentileza Corporativa do Brasil.
Conheça nosso trabalho: www.srgentileza.com.br
Celular 
Evite toques muito chamativos ou altos. Se puder deixar no silencioso, melhor ainda. Durante reuniões, é melhor desligar o aparelho, a menos que você esteja esperando uma ligação realmente importante. 

Seja Humilde 
Nunca use a sua posição para amedrontar ou conseguir coisas com os outros funcionários. Isso acaba com a união e a lealdade da equipe. Você pode ser um ótimo profissional e ocupar um cargo de chefia, mas trate seus inferiores de igual para igual. 

Vista-se de forma adequada 
Provavelmente o seu trabalho tem um código de vestimenta. Apesar dele, tenha consciência na hora de se vestir. Evite roupas curtas ou decotadas demais, assim como as que estiverem com aparência de velhas ou sujas. 

Bom humor 
Um ambiente de trabalho alegre é importante em qualquer empresa. Apesar disso, tome cuidado com as brincadeiras, entenda e respeite o limite e o espaço de cada um dos seus colegas.

Flexibilidade 
É preciso aprender a lidar com imprevistos e saber ouvir opiniões divergentes. O profissional que argumenta e busca soluções deve saber também qual é a hora de ceder.

Fonte de pesquisa: 





* Marina Morena Tiago é estudante em São Gonçalo/RJ e Colunista especial do Blog do Sr. Gentileza. Escreva para ela: marina.morena@srgentileza.com.br

3 comentários:

  1. Amei essas dicas.. :)

    ResponderExcluir
  2. Volte sempre por aqui Vanessa!!!!

    Será sempre bem vinda.

    Abraços,

    Sr. Gentileza

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, vou divulgá-las no ambiente das minhas atividades laborais e também em minha vida pessoal, é claro.

    Um abraço

    Adryana Rocha

    ResponderExcluir

Seja bem vindo (a) ao Blog do Sr. Gentileza - 06 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.