terça-feira, 28 de junho de 2011

Para Reflexão...


"Se não for hoje, um dia será."
(Caio Fernando Abreu)

Texto "Conhecendo a Disciplina" de Luiz Gabriel Tiago - Sr. Gentileza

A disciplina nos obriga a termos um comprometimento muito grande com nossas atividades diárias, sejam elas simples, rotineiras ou bastante complexas. Desde a hora do despertar - que geralmente é muito cedo - até a hora que vamos deitar e descansar o corpo precisamos nos propor a regras de conduta e atuação na vida. Aqui friso a importância de descansar a mente também, pois é bastante desconfortante quando a cabeça não para de funcionar e ficamos pensando, repensando, buscando soluções e resposta para tantas dúvidas e incertezas.

O relaxamento mental proporciona bem estar e facilita as escolhas quando precisamos tomar decisões e atitudes; estas não devem ser precipitadas, pois a maturidade está presente naqueles que conseguem ponderar e esperar a hora correta para se pronunciar, questionar ou cobrar alguma posição sobre algo pendente ou duvidoso.
Ao acordarmos com disposição devemos crer que tudo dará certo naquele dia, pois estamos comprometidos com nosso "eu", nossa sociedade, família e com a produção que a empresa almeja. Somos designados a fazer o melhor e cumprir a risca os deveres que são embutidos na carga diária, que geralmente é bastante intensa.
De forma alguma estou dizendo que isso seja ruim, pelo contrário. A disciplina particular - de cada um - nos impõe responsabilidade e comprometimento com o que é certo. Agir certo não é fácil, muito menos facilitado por ninguém. Todos esperam um passo em falso para poder apontar o dedo ou colocá-lo em riste em frente a nossas faces. Mas não permita que isso aconteça, aja cautelosa e disciplinarmente para evitar o dissabor de alguém denunciar sua falha ou lacuna na conduta do dia a dia.
Uma das formas para colaborar com o sucesso e manutenção dos seus direitos é garantir a pontualidade em relação ao horário de entrada na empresa e na entrega das tarefas, sejam elas relatórios, planilhas, resultados, etc. É recompensador sabermos que chegamos no horário correto ao trabalho, obedecemos ao cronograma de atividades, mantivemos um bom relacionamento com os demais colaboradores e líderes e que pudemos produzir bastante.
A sensação de realização é o fruto de toda uma dedicação que começa com a disciplina desde o início das atividades até o momento que encerramos nosso expediente profissional.
Para muitos as tarefas ainda continuam em casa quando precisamos organizar nosso espaço familiar, cuidar dos filhos e planejar o orçamento. Mais uma vez o psicológico pode precisar de uma atenção especial, pois a intensidade das informações pode corromper nosso intelecto e capacidade de cognição, sem falar nos sentimentos que podem se aflorar ou simplesmente serem diminuídos com o tempo.
A dedicação pessoal já começa ao amanhecer, assim que despertamos. Sei que não é tão fácil acordar muito cedo, encararmos o trânsito engarrafado e ter que lidar com a sensação de que nem saímos da empresa. O cansaço matinal é bastante comum, principalmente para aqueles que moram nas grandes cidades. Muitas pessoas perdem horas por dia dentro da condução em direção ao local de trabalho e alguns até aproveitam para dormir ou colocar em dia a leitura de algum livro ou jornal. Ok! Também não é nem um pouco estimulante se pensarmos dessa forma, parece uma avalanche de desânimo e assim acabamos atraindo a preguiça e a vontade de voltar para casa (quem nunca pensou em fazer isso ao caminho do trabalho?).
Devemos nos obrigar a sermos fortes e resistir à indisciplina. Voltar para casa e nos desviar do destino (o trabalho) seria uma forma de boicote pessoal, sem falar nas conseqüências mentais sobre isso – muitos sentem remorso por se absterem de um dia de trabalho sem motivos ou necessidades verdadeiras e de força maior.
O pensamento voltado para a produção de coisas boas para o mundo deve ser mantido em nossas mentes e, sem dúvida alguma, nos ajudará a continuar e persistir. Felizmente temos um local para desempenhar nosso trabalho e nos sentirmos realizados profissionalmente. "Ah! E a recompensa disso tudo?" - você pode perguntar. Não existe somente uma recompensa; existem várias formas de se sentir "pago" por isso. Basta uma reflexão pessoal que vasculhe seu consciente e te mostre a real situação.

A colheita de um bom trabalho surge através do sentimento de algo pronto, produzido, realizado.

A satisfação de todo o empenho aparece através do pagamento no final do mês. E, além disso (que já não é pouco), basta pensar em quantas pessoas gostariam de estar em seu lugar e invejam a movimentação corriqueira do cotidiano. Pense em quantos desempregados existem pelo mundo, responda a essa questão e depois discuta sobre seus argumentos.
É lógico que teorias positivistas não ajudam muito e não são funcionais para a gente; não me incluo nessa corrente e nem me identifico com ela. Eu mesmo encaro todos os dias esses exercícios e me obrigo a pensar em todos esses itens. A disciplina gera reconhecimento por parte de seus colegas de trabalho, de toda a empresa e, principalmente, por sua família e por si próprio.
Aí, não existe mais argumentação, principalmente se disciplinarmos nosso pensamento e resistirmos ao pessimismo, agindo conforme a lei da atração e decidirmos encontrar o sucesso. Sem organização pessoal através da disciplina (física e mental) não atingiremos o alvo e muito menos teremos auto-reconhecimento. Devemos nos exigir dedicação para o pensamento positivo e saber administrar nosso maior bem: nosso conhecimento.

LUIZ GABRIEL TIAGO

Frase do Dia - 28 de Junho de 2011.


"Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"
(Marley & Eu)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Frase do Dia - 21 de Junho 2011.

"Eu sempre achei que era vivo, parafuso e fluído em lugar de articulação, até achava que aqui batia um coração... Nada é orgânico, é tudo programado, e eu achando que tinha me libertado

Pitty

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Frase do Dia - 16 de Junho de 2011.


"Eu gosto das pessoas pelo prazer de gostar,
e não porque deu tempo de gostar delas."

(Tati Bernardi)

Gentileza no Trabalho é... Estar antenado as novidades!



Não existe uma pessoa eficiente sem estar completamente a par de todos os acontecimentos do mundo. As informações correm à velocidade da luz, mas nada que bons jornais e a internet não auxiliem no acompanhamento das transformações globais.

As novidades também correm rápido em sua área de atuação e exigem cada vez mais esforço dos profissionais em se manterem atualizados.

Os competentes estão sempre lendo livros técnicos, comprando revistas, fazendo assinatura de jornais e acompanhando a cada minuto as transformações através da internet. Gostar de ler é um hábito comum em países de primeiro mundo. Leia com prazer e não deixe que a leitura se transforme em um fardo no seu dia-a-dia.

Outra forma de estar sempre em dia com as novidades é participar de eventos. Além de saber quais são as tendências do mercado para seu ramo de atividade, poderá fazer contatos interessantes, conhecer fornecedores e fechar novos negócios.

SR. GENTILEZA
Twitter.com/senhorgentileza

terça-feira, 14 de junho de 2011

Coluna Social nas Empresas - Julio Guimarãs - Scada Café

Julio Guimarães e sua sobrinha Mariana

SCADA CAFÉ - SHOPPING FREI CANECA - SÃO PAULO

Reflexão... Para Pensar!

"Possuir é perder.
Sentir sem possuir é guardar,
porque é extrair de uma coisa a sua essência."

Fernando Pessoa

Estou no twitter:
@senhorgentileza

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gentileza no Trabalho é... Delegar tarefas e descentralizar o poder.


Os grandes executivos de importantes empresas em todo o mundo sabem que não podem agarrar com unhas e dentes todas as tarefas do dia e executá-las sozinhos. Sabem que são obrigados a dividi-las com todos os seus colaboradores e supervisioná-las durante sua execução. Ao final, os resultados precisam ser apresentados de forma satisfatória. Não se prenda aqueles que dizem que se as tarefas forem realizadas por outras pessoas, você correrá o risco de perder seu espaço na empresa. Todos podem pensar que você já não é capaz de fazer tudo sozinho. Pura demagogia corporativa. Os grandes líderes preferem profissionais que sabem dividir racionalmente as atividades, que têm a habilidade de controlá-las e ter certeza de que tudo irá dar certo. O poder não existe na verdade. Somente em empresas que insistem em manter aquele ultrapassado organograma onde o presidente fica no topo e os empregados na base. Essa estrutura vertical está obsoleta e uma gestão participativa é a preferência de todos, inclusive dos clientes.

Sr. Gentileza
Twitter.com/senhorgentileza

sábado, 11 de junho de 2011

Frase do Dia - 11 de Junho de 2011.

Sorria!
Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina.
Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios."

(Léa Waider)

Texto do Sr. Gentileza - O CIÚME NAS EMPRESAS (ìnédito)

Todo mundo, uma vez que seja, já sentiu ciúmes de alguém ou de alguma coisa. Esse sentimento é muito comum entre todos e, muitas vezes, acaba causando alguns transtornos incorrigíveis.
Alguns autores dizem que o ciúme pode melhorar o relacionamento entre os casais, amigos e familiares, aumentado a valorização do sentimento e incrementando a relação. Sim, concordo com isso desde que haja moderação e ponderação por parte da pessoa ciumenta. Se não for dessa forma, acaba se tornando uma patologia e o caso acaba parando na psicoterapia.
Mas o que isso tudo tem a ver com as empresas? Será que uma coisa está ligada à outra? Muitos me dizem que é impossível sentir ciúmes do colega de trabalho ou de alguém dentro do ambiente profissional. Não sei não. De acordo com o comportamento de muitos acabo acreditando que ele (o ciúme) está presente sim, com força total e provocando a ira de muita gente.
As pessoas se revoltam porque não conseguiram atingir os resultados planejados, outros não entendem e se enraivecem porque alguém foi promovido e não merecia, ganhou o bônus na participação dos lucros ou aproveita esse sentimento para promover intrigas ou motins.
Na verdade, o ciúme potencializa as emoções, gerando tanta coisa ruim, que precisa ser controlado e, às vezes, controlado.
Tanta coisa que sabemos sobre ele, pois o sentimos constantemente, mas quase nunca fazemos uma reflexão sobre suas consequências. É verdade que ele está presente dentro de casa, em especial em relacionamentos amorosos, mas está lá no escritório, no departamento em que trabalhamos ou em momentos diversos.
Sempre almejamos alcançar alguma coisa, queremos conquistar a ascensão a todo custo e nem sequer percebemos que fomos acometidos por um sentimento devastador - o ciúme de um colega, de um líder e às vezes de nós mesmos. Como disse Caetano Veloso na letra da música “Sampa” – “Narciso acha feio tudo o que não é espelho”.
Por causa do ciúme, perdemos o foco com nossa própria vida e perdemos todo o nosso tempo tomando conta da dos outros, valorizando cada vez mais evidências que criamos em nossas cabeças de prováveis e imaginárias infidelidades.
Já desconfiamos sim de alguém dentro da empresa. Desconfiamos de roubo, de alterar informações, de omitir dados e valores e de várias outras coisas por causa de uma grande insegurança interna.
O ciúme pode ser uma baixa auto-estima e falta de amor próprio. Então reforço a necessidade de cuidar da própria aparência, investir em conhecimento, zelar pelos bons relacionamentos e ser feliz. Para enfatizar esses conceitos, afirmo que só quem confia em si mesmo é capaz de confiar nos outros.
Verdade seja dita: será que a falta de credibilidade em alguém não é uma auto-afirmação de fragilidade emocional e comportamental? Repensar isso pode ser um caminho seguro em busca de uma resposta plausível e contundente. Não dá pra esperar o tempo se encarregar de “provar” o que não existe e simplesmente acreditar na imaginação fértil de infidelidade.
O ciúme está relacionado ao Complexo de Édipo mal resolvido, ou seja, quando o relacionamento de um filho com a própria mãe não cria uma identidade genitora-gerado. Logicamente que isso está diretamente ligado, principalmente, com a gestão de mulheres nas grandes empresas. Muitas são acometidas por comentários maledicentes onde as pessoas falam que deveriam estar em casa “pilotando” o fogão ou cuidando dos filhos como uma “Amélia” de antigamente. Não pensem que esses comentários são originários dos homens somente porque não são. As próprias mulheres acabam falando isso das “chefes” e corrompendo a própria feminilidade.
Não bastasse isso, essas mulheres se tornam capazes de muitas coisas além de gerir equipes e estar no comando. São resilientes e dirigem com muita competência suas vidas profissionais e pessoais.
Um diretor de uma empresa aqui no Brasil me disse certa vez que preferia contratar “funcionários-homens” para trabalhar com ele porque as mulheres têm que se desdobrar entre “trabalho-casa-filhos-maridos-menstruação”. Uau, verdade seja dita, tem que ser muito forte para levar tudo isso sozinha!
Mas elas estão lá, persistentes, capazes e inteligentes: o ciúme dos homens, das mulheres, dos pobres de espírito, nunca conseguirá derrubar a sagacidade e coragem de quem acredita em si mesmo e luta para alcançar seus objetivos.
Acreditar em sua força interior e em sua garra é imprescindível para chegar lá.
Antes de desconfiar de alguém, se pergunte se vale à pena insistir em algo duvidoso ou se é melhor e mais vantajoso direcionar toda a energia e adrenalina para ter sucesso e paz.

LUIZ GABRIEL TIAGO
SR. GENTILEZA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Frase do Dia - 09 de Junho de 2011.


Restauração dos Murais do Profeta Gentileza
Rio de Janeiro

"Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver."
Theodore Roosevelt

quarta-feira, 8 de junho de 2011

(FOTOS) Palestra In Company - United Airlines - 08 de Junho 2011 - com Sr. Gentileza

 PALESTRA: "GENTILEZA NO TRABALHO"

EMPRESA: UNITED AIRLINES

Sr. Gentileza e Fabíola (Call Center da United Airlines)

Atores Ismael Resende e Karen de Almeida
Teatro nas Empresas

Sr. Gentileza e Vanice Campos (Supervisora da United Airlines)

Colaboradores da United assistindo a Palestra

Colaboradores da United

Colaboradores da United


Sr. Gentileza, Ismael Resende e Karen de Almeida


Leve essa Palestra para sua empresa!


Palestra na United Airlines em São Paulo



Amigos, ainha hoje posto as fotos da minha Palestra "Gentileza no Trabalho" na United Airlines em São Paulo.

Nem preciso dizer que foi emocionante. Sempre me emociono ao multiplicar a Gentileza.

Abraços,

Sr. Gentileza

Palestra "Gentileza no Trabalho" com Sr. Gentileza - São Paulo (08/06/11)

Empresa: United Airlines

terça-feira, 7 de junho de 2011

SÃO PAULO | Curso "Gentileza no Atendimento" com Sr. Gentileza

Gentileza no Trabalho é... Procurar ajuda quando precisar.

José Datrino - "Profeta Gentileza" - Rio de Janeiro


A humildade é uma das maiores virtudes da humanidade. Não seja do tipo de colaborador que prefere errar ou engavetar o projeto só para não ter que pedir ajuda. Aceitar a colaboração dos colegas de trabalho é admitir que está aberto a novas sugestões e crie possibilidades em cima disso. Que tal sugerir um brainstorming e premiar a melhor idéia? Saiba driblar as dificuldades e o orgulho. Peça ajuda sim, sempre que preciso e assuma responsabilidades com ponderação.

Sr. Gentileza
twitter.com/senhorgentileza

Gentileza no Trabalho é... Trabalhar em equipe!

Murais do José Datrino - Rio de Janeiro


Todo mundo sabe a obrigatoriedade de se trabalhar em equipe hoje em dia, afinal, “uma andorinha só não faz verão”. Mas, na realidade, o tema é mais importante do que se pensa. Trabalhar sozinho, além de egoísmo, demonstra sua incapacidade de se relacionar com as pessoas, de aceitar críticas e sugestões, de dividir o sucesso do projeto. Pense como um líder! Saiba delegar e dividir tarefas e funções. O sucesso da equipe é o seu sucesso também.

Sr. Gentileza
twitter.com/senhorgentileza

Gentileza no Trabalho é... Tratar os colegas de trabalho com amor e respeito!



O amor é lindo! E ele (o amor) não existe somente entre marido e mulher, pais e filhos. O amor pode acontecer no ambiente de trabalho com toda intensidade. Esse sentimento (que não deve ser confundido) demonstra todo o respeito e carinho que você trata seus colegas. Devemos respeitar o espaço dos outros e não tratar ninguém com desdém. Perguntar se seu colaborador está bem ou como foi o final de semana não quer dizer que existe um laço de intimidade e com isso a fofoca pode começar. Todos querem se sentir queridos e o primeiro passo é dizer as palavrinhas mágicas: bom dia, como vai, por favor e muito obrigado!

Sr. Gentileza
twitter.com/senhorgentileza

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CHEFE NÃO: Ele gosta de intimidar tudo e todos com sua negativa sonora. O seu "não" parece tão definitivo que seus subordinados nunca mais perguntarão nada e farão seu trabalho quietinhos - é o que o Chefe NÃO quer.

COMO LIDAR: Tente perguntar: "Por que não?" e veja-o escorregar facilmente na sua própria armadilha. E, se ele responder "Porque não", pergunte novamente: "Por que não?". É bem provável que sua pergunta ganhe um "sim" como resposta só para ele se livrar de você.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Frase do Dia - 03 de Junho 2011.


"Rezo a Deus, pedindo não cargas mais leves,
e sim ombros mais fortes."

Caio Fernando Abreu
Via @caioabreufrases

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Palestra Motivacional em Barra Mansa/RJ com Sr. Gentileza

Solicite sua Ficha de Inscrição:

Frase do dia - 01 de Junho 2011.


"Muitos passaram, mas eu que fiquei"

Evita Peron

Seu chefe GRITA muito??? Me diga!

CHEFE GRITO: Gritar é o lema deste ser. Grita com a recepcionista e com o presidente. Adora brigar no telefone e aos berros. O "bom dia" já é em alto e bom tom. Grita porque não encontra a carteira; grita porque não acha a pasta da reunião. Grita.

COMO LIDAR: A única opção é dar um grito ainda maior. Se ele baixar a guarda - geralmente esses bobos têm a autoestima baixa, você ganhou e vai conseguir o que queria. Se o danado não for lá muito de ter medo, você perdeu o emprego.

SE VOCÊ PASSA POR ISSO, ENTRE EM CONTATO COMIGO: