quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista da Semana - 04 de Maio de 2011.



NOME: Marcel Serafim

LOCAL DE NASCIMENTO: São Paulo

EMPRESA: ABB Ltda

CARGO: Gerente de Serviços de Baixa Tensão





1) Qual a sua formação profissional? Porque escolheu essa área de estudo?

A minha carreira foi baseada inicialmente na parte técnica. Estudei no colégio técnico na especialidade Eletrotécnica na ETE Prof. Basilides de Godoy e posteriormente Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia São Paulo. A minha inclinação para a área técnica se deu na infância, onde eu acompanhava meu pai nas obras que o mesmo fazia start-ups e comissionamentos dos sistemas elétricos. A leitura técnica dos livros que meu pai possui em casa, também me ajudou muito, desde os 10 anos de idade leio livros sobre motores elétricos, equipamentos de proteção e sistemas de automação, estes tipos de livros já eram "devorados" por mim. Além disto, eu tinha um professor com grande conhecimento em casa que podia sanar todas as minhas dúvidas, assim a paixão por esta área foi se desenvolvendo.

2) Como começou sua carreira na ABB Brasil?

Eu comecei meu trabalho na ABB como estagiário técnico, eu estava no terceiro ano do colégio técnico (na época o curso técnico era em conjunto com o ensino do núcleo comum tendo no total 4 anos de estudo). Na época a divulgação de vagas era boca a boca, não tínhamos meios de comunicação como à internet. Meu pai ficou sabendo que a ABB estava fazendo um processo seletivo para estagiários e me candidatei. Após 3 dinâmicas de grupo e 2 entrevistas com os gestores da área, fui contratado para iniciar como estagiário na área de baia tensão, mais precisamente na área de suporte a vendas.


3) Na sua opinião, qual a importância de uma liderança humanizada, onde os gestores devem se preocupar com o bem estar dos colaboradores?

Eu acredito que o sucesso das empresas está nas pessoas; de nada adianta você ter o melhor produto, o melhor processo, se seus colaboradores não tiverem engajados com o objetivo da empresa. O engajamento dos mesmos passa por uma liderança humanizada. Eu acredito que a liderança humanizada é o principio do bem estar dos funcionários (o princípio, pois existe uma série de fatores que também devem ser considerados como: desenvolvimento das habilidades técnicas, reconhecimento moral e salarial, crescimento vertical e horizontal das suas atividades, entender que o funcionário também tem uma vida fora da empresa e passa por problemas auxiliando o mesmo em situações complicadas, etc..). Hoje lamentavelmente ainda existem gestores que se baseiam na degradante escola de gestão da década de 40, onde só o chefe detinha o conhecimento e sua palavra era a única correta, não existia meio termo e o colaborador era apenas um executor, o ditado mais conhecido deste tipo deste gestor é "manda quem pode obedece quem tem juízo".

Porém as pessoas que acham que o gestor que se preocupa com a liderança humanizada vai falar amém para tudo estão totalmente enganadas, liderança humanizada não é o chefe “bonzinho” como algumas pessoas sonham, mas aquele que sabe onde, como e quando extrair o melhor dos seus colaboradores, e mostrar ao funcionário como se desenvolver para o seu crescimento.

Acham isto impossível?? Acreditem, não é, basta o gestor querer fazer. Não é fácil, mas é muito prazeroso ser a sua equipa crescendo.

4) Muitas empresas hoje utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. Você disponibiliza alguma forma de divulgação do seu trabalho pela internet? De que forma?

A internet mudou literalmente a vida das pessoas, hoje com um clique temos acesso milhares de informações sobre qualquer assunto, e nós da ABB Service não podiamos ficar fora desta onda tecnológica. Hoje a área de Service de Baixa Tensão da ABB, possui um blog, onde atualizo o mesmo semanalmente com matérias técnicas, desafios técnicos, reportagens, catálogos, desenhos, além do canal do Facebook onde informamos novos produtos, novas tendências, idéias de melhoria de processos e até de diminuição de conta de eletricidade. Também temos o canal do Youtube, com vídeos de montagem dos acessórios dos disjuntores (tudo para facilitar o dia-a-dia dos nossos clientes), e agora estou começando um projeto que vai inovar o processo de serviços em sistemas elétricos. Ainda está em desenvolvimento, mas será um diferencial no atendimento a serviços elétricos.

Abaixo segue o endereço do nosso blog:





5) Quais as dicas você pode dar aos jovens que gostariam de ingressar na área que você atua? Poderia dar sugestões de como ter sucesso profissional?

Falar em dica não é fácil, pois o crescimento e a necessidade de cada um caminha para lados diferentes. O que posso falar com conhecimento de causa é, ame o que você faz, aprenda sempre com as menores coisas, esteja disposto a ensinar o que você sabe e aberto ao que você não sabe. Leia, pergunte, troque experiências (nenhum de nós sabemos tudo), escute com atenção os que possuem maior experiência (isto fará que você não cometa os mesmos erros que eles cometeram) e não tenha medo de errar, sempre tente coisas novas, aprimore conhecimentos e lembre-se:

" No mundo todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência.
Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois."
 ( Harold Genee ).

Não foram dicas propriamente, mas foi uma rápida passagem que pude aprender nestes anos de minha carreira.

Marcel Serafim

Entre em contato: marcel.serafim@br.abb.com

6 comentários:

  1. Parabéns ao Marcel Serafim pela entrevista. Muito boa!

    Vou divulgar aqui na minha empresa.

    Sucesso hein!

    Davi Saulo SP

    ResponderExcluir
  2. Oi Sr. Gentileza, concordo com as palavras do Marcel sobre gestão de pessoas.
    Quando as empresas se preocuparem com o capital humano os resultados serão muito melhores.
    PArabéns pelo entrevistado. Adorei!
    Mara
    Macaé/RJ

    obs: sou engenheira da Petrobrás em MAcaé.

    ResponderExcluir
  3. Oi Davi, Oi Mara!

    Obrigado pela visita de vocês!

    Realmente o MArcel Serafim é um profissional preocupado com a Gestão de Pessoas e tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Ele faz um belo trabalho na ABB. Por isso ele foi o escolhido dessa semana.

    Talentos assim devem ser conhecidos, não acham?

    Abraços e voltem ao blog!

    Sr. Gentileza

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela entrevista, sucesso, sempre amigo vc. merece.Realmente talento assim tem que ser reconhecido e vir a tona pra que todos conheçam. Parabens ao Marcel.

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMA ENTREVISTA!

    PARABÉNS MARCEL!

    PARABÉNS SR. GENTILEZA PELA ESCOLHA.

    OBS: essa empresa - ABB - é de qual país?

    PAULO
    sou do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sr. Gentileza!

    Que legal essa entrevista. É sempre muito bom trazer esses temas aqui no blog.

    Parabéns MArcel Serafim!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo (a) ao Blog do Sr. Gentileza - 06 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.