sábado, 16 de janeiro de 2010

SE ENCHA DE SI MESMO



“Se encha de si mesmo, de todas as condições possíveis para mudar o que não lhe agrada. Corra, faça exercícios, conheça pessoas, se permita ser conhecido por elas e de uma vez por todas esqueça tudo o que pode ser recolocado e só admita qualidade a sua volta, do contrário irá colocar a sua vida sempre à beira da tristeza.”
Joel Thrinidad


Retirei esse fragmento de um texto e resolvi postá-lo por transmitir tudo aquilo que precisamos. Leia com atenção e veja se o conceito de “gentileza” não está inserido nele.
Precisamos admitir e enxergar que nós somos as pessoas mais importantes do mundo. Não importa se os outros não te aceitem como é e queiram que seja algo diferente. Mas se sinta dessa forma – uno com o mundo e dono da sua própria vida. Pratique a gentileza ao próximo, principalmente na sua família, círculo de amigos e empresa que trabalha. O relacionamento interpessoal deve ser pautado na boa educação, cordialidade, solidariedade e espírito de equipe.
Sem querer ser redundante com o tema, enfoco que, às vezes, não é nada fácil manter uma postura equilibrada e sensata. O estresse causado pela correria pode nos fazer esquecer das boas maneiras e sobrepô-las à gentileza. Acabamos deixando de fazer e falar o fundamental por causa do “protocolo” do politicamente correto que é ditado pelos soberanos tiranos do seio empresarial.
Mas, pensem bem num detalhe: você gostaria de ser maltratado todos os dias e por horas consecutivas por seus superiores? Gostaria de passar por humilhações e ser constantemente agredido verbalmente? Na verdade, nem percebemos nossas atitudes com nossos colaboradores e eles sentem a indiferença ou estupidez. Acabam sofrendo e muitas vezes isso é desnecessário.
Todos somos seres humanos e temos sentimentos. Ninguém é feito de gelo ou cimento para ser imune as atrocidades dos “chefes” insanos que se sentem os donos do mundo. Além disso, ninguém é obrigado a aturar estado de mau humor, insensatez e escutar palavrões o tempo inteiro. Para ser um verdadeiro líder, deve conhecer os conceitos básicos inerentes ao cargo e, um dos principais, é saber motivar a equipe e convencê-la de que suas ideias são boas. Nunca (jamais mesmo) provoque uma pressão dispensável ou faça com que os colaboradores trabalhem por medo ou coação.
Se você é empresário, diretor, gerente, supervisor ou tenha qualquer outro cargo de chefia, muito cuidado com o assédio moral. Hoje em dia as pessoas estão se tornando mais esclarecidas e buscando seus direitos. Já se imaginou num tribunal respondendo um processo por isso? Pense bem a aja de acordo com a civilidade!
LUIZ GABRIEL TIAGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a) ao Blog do Sr. Gentileza - 06 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.